Oposição articula convocação de irmão de Lula na CPMI do INSS
Marcel van Hattem aponta “fortes evidências” de envolvimento de Frei Chico em esquema de descontos ilegais
Por: Redação
29/08/2025 às 16:10

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou nesta quinta-feira (28) que a oposição vai defender a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para depor na CPMI do INSS. Segundo o parlamentar, a base oposicionista já conta com maioria de votos na comissão para aprovar o requerimento.
Van Hattem sustenta que há “fortes evidências” de que o irmão do petista, que é vice-presidente do Sindnapi, teria se beneficiado ou participado do esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
“O critério para esse primeiro momento da CPMI foi ouvir ministro de Estado da Previdência, presidentes de diretorias, Defensoria Pública da União, Polícia Federal. Após passada essa fase, os requerimentos serão deliberados. E, sem dúvida, a oposição vai defender que Frei Chico seja convocado. Pelo painel que temos hoje, temos maioria para aprovar essas convocações”, disse Van Hattem.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), reagiu e classificou a tentativa de convocação como “forçação de barra”. Segundo ele, Frei Chico “não é presidente de associação, não está em inquérito da PF e é apenas diretor de uma entidade”.
Ainda assim, a oposição promete insistir na convocação, apostando no desgaste político que o caso pode trazer ao governo.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.