Lula enfrenta Trump e promete “regulação definitiva” das big techs no Brasil
Presidente desafia pressão americana e diz que não aceitará “ameaças” sobre empresas de tecnologia dos EUA
Por: Redação
29/08/2025 às 13:56

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que enviará na próxima semana ao Congresso Nacional um projeto para a “regulamentação definitiva” das big techs que atuam no Brasil. Em entrevista à rádio Itatiaia, Lula disse não aceitar “ameaças” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação às companhias de tecnologia americanas.
“As big techs dele não podem ser reguladas no Brasil. É importante o presidente americano entender que o Brasil tem uma Constituição. Todas as empresas de qualquer nacionalidade que estiverem instaladas no Brasil se submetem à legislação brasileira. Nós vamos regular as big techs”, declarou o petista.
Segundo Lula, o Congresso já aprovou parte da regulação voltada para adolescentes, mas o governo pretende ampliar o alcance da lei.
“Na semana que vem vamos dar entrada com uma proposta do governo para regular definitivamente as big techs”, disse.
A fala ocorre em meio a tensões diplomáticas com Washington, já que a imposição de regras mais rígidas pode impactar empresas americanas instaladas no Brasil e afetar investimentos no setor. Para críticos, o projeto abre brechas para o governo interferir em plataformas digitais e redes sociais, levantando questionamentos sobre riscos à liberdade de expressão.
Trump, por sua vez, tem usado a disputa tarifária e tecnológica com o Brasil para pressionar Lula no campo econômico.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.