Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Relator da CPMI do INSS ameaça dar voz de prisão a delegado da PF durante oitivas
Relator da CPMI do INSS ameaça dar voz de prisão a delegado da PF durante oitivas
Alfredo Gaspar entrou em atrito com Bruno Bergamaschi sobre informações de esquema de descontos indevidos a aposentados
Por: Redação
29/08/2025 às 10:02

Foto: Reprodução
O relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), ameaçou dar voz de prisão ao delegado da Polícia Federal Bruno Bergamaschi durante reunião sigilosa nesta quinta-feira (28). O episódio ocorreu quando o delegado foi questionado sobre associações investigadas por supostos descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
Segundo apuração, o relator levantou a possibilidade de decretar prisão diante da recusa do delegado em fornecer determinadas informações. O clima tenso foi contornado com a intermediação do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Durante a reunião, foi apresentado habeas corpus expedido pelo ministro André Mendonça, do STF, que autorizava o delegado a tratar de fatos já publicizados.
Após a reunião, Gaspar confirmou a jornalistas que houve uma discordância sobre o que poderia ser informado. “Tivemos uma discordância sobre o que poderia ser falado ou não. O delegado interpretava que mesmo fatos publicizados não poderiam ser mencionados”, disse.
A CPMI do INSS iniciou nesta quinta-feira as primeiras oitivas, com depoimento da coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária da Defensoria Pública da União, Patrícia Bettin Chaves. A comissão investiga um esquema de descontos ilegais que teria atingido aposentados e pensionistas, com valores estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, descoberto após operação da PF e da CGU.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.