Rui Costa ironiza voto de Fux que absolveu Bolsonaro em julgamento do STF
Ministro da Casa Civil disse ser contra “qualquer tipo de impunidade” e sinalizou expectativa de alinhamento dos próximos votos ao relator Alexandre de Moraes
Por: Redação
11/09/2025 às 13:51

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou nesta quinta-feira (11) o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que absolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros cinco réus no julgamento da suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Em entrevista à rádio UP FM, da Bahia, Rui Costa afirmou que a decisão de Fux contrastou com o histórico recente do magistrado.
“O ministro Fux votou pela absolvição, embora, em 100% dos casos, até agora, ele condenou todos os outros. As pessoas mais simples, que participaram daquele quebra-quebra, ele condenou todo mundo”, disse.
Até o momento, Fux foi o único a divergir do relator Alexandre de Moraes, que votou pela condenação de Bolsonaro e de outros sete acusados. O ministro Flávio Dino também acompanhou Moraes. O placar parcial está em 2 a 1 pela condenação.
Rui Costa destacou que Fux tem liberdade para formar sua convicção, mas defendeu que os próximos votos sejam mais alinhados ao entendimento do relator. “Sou contra qualquer tipo de impunidade. Porque, se não, nós vamos estimular cada vez mais o crime a crescer no país”, afirmou.
Nesta quinta (11), as ministras Cármen Lúcia e Cristiano Zanin devem apresentar seus votos. Há expectativa de que Cármen acompanhe Moraes e Dino, já que já se manifestou em julgamentos anteriores contra Bolsonaro, incluindo o processo no TSE que o tornou inelegível.
“Felizmente, o golpe não deu certo. Temos democracia no Brasil. Temos um Supremo atuando como sempre atuou”, disse Cármen Lúcia em 2023, ao analisar a inelegibilidade do ex-presidente.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.