Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Sóstenes afirma que PL “não abrirá mão da anistia” em disputa sobre dosimetria
Sóstenes afirma que PL “não abrirá mão da anistia” em disputa sobre dosimetria
Líder da bancada na Câmara rejeita substituição da proposta de perdão por “dosimetria” e confirma estratégia de destaque ou substitutivo
Por: Redação
01/10/2025 às 08:54

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, declarou nesta terça-feira (30) que o PL não aceitará substituir a proposta original de anistia irrestrita pelas sugestões de dosimetria de penas defendidas pelo relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
Para Sóstenes, a dosimetria — que propõe redução proporcional de penas já cumpridas — não resolve o problema porque, segundo ele, “as pessoas já pagaram um sexto dessas penas”. “O que cabe, neste caso, é a anistia”, afirmou o parlamentar, ao mesmo tempo em que ressaltou que o partido permanecerá aberto ao diálogo.
Tensões nas negociações com Paulinho da Força
A fala de Sóstenes ocorreu logo após reuniões entre a liderança do PL e Paulinho da Força na sede partidária de Brasília. Participaram do encontro Valdemar Costa Neto (presidente do PL) e Márcio Alvino (vice), além do próprio Sóstenes.
Durante a coletiva, o líder do PL sinalizou que, caso o relator não apresente um texto que contemple o perdão amplo, o partido deverá apresentar destaque ou substitutivo para resguardar sua posição.
Apesar do empenho de Paulinho na elaboração de uma alternativa via dosimetria — que ele afirma poder ser concluída “em 10 minutos” —, a resistência dentro da base bolsonarista é clara. Paulinho tem argumentado que uma anistia ampla enfrentaria rejeição no Supremo Tribunal Federal (STF), o que provocaria atraso e desgaste político.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




