Sóstenes Cavalcante critica Gilmar Mendes após comentário sobre anistia
Líder do PL na Câmara acusa decano do STF de emitir opiniões políticas e reforça defesa de Tarcísio de Freitas
Por: Redação
08/09/2025 às 10:57

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara, respondeu neste domingo (7) a declarações do ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), feitas após os atos do 7 de Setembro.
Em publicação na rede social X, Sóstenes afirmou que Mendes “precisa parar de emitir suas opiniões políticas” e se restringir às decisões nos autos. O parlamentar reagiu a críticas do ministro sobre discursos em favor da anistia proferidos durante manifestações na Avenida Paulista, nas quais o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o STF e citou suposta tirania do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo envolvendo a alegada trama golpista.
Segundo Sóstenes, “ao criticar o governador Tarcísio, ele joga o STF para a vala comum de Alexandre de Moraes” e acrescentou que a “imagem do STF está sendo jogada no lixo” com críticas consideradas desnecessárias. O deputado ainda declarou que “defender um violador de direitos humanos não é um bom caminho”.
Em contraponto, Gilmar Mendes afirmou que “não há no Brasil uma ditadura da toga, tampouco ministros agindo como tiranos”, ressaltando que o STF cumpre seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito. Mendes citou episódios recentes como a pandemia, ameaças ao sistema eleitoral, acampamentos pedindo intervenção militar e tentativas de golpe de Estado, como riscos de retrocessos e autoritarismo.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.