STF bloqueia R$ 390 milhões em bens de sindicato ligado a irmão de Lula
Ministro André Mendonça cita indícios de organização criminosa em esquema de descontos ilegais de aposentados
Por: Redação
15/10/2025 às 08:10

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no âmbito da Operação Sem Desconto. A decisão foi tomada com base em informações da Polícia Federal do Brasil e da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontam movimentações financeiras consideradas atípicas.
A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico — irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O valor bloqueado corresponde aos descontos supostamente realizados de forma ilegal em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2021 e janeiro deste ano.
Segundo Mendonça, há suspeitas consistentes de que integrantes do sindicato formaram uma organização criminosa voltada a prejudicar segurados, lavando os valores obtidos com as fraudes para mascarar a origem ilícita. O ministro também autorizou a quebra de sigilos fiscal e bancário da entidade e de seus dirigentes a partir de 2020.
Na quinta-feira anterior, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra dirigentes da entidade, em operação também autorizada pelo ministro. Em nota, o Sindnapi negou ter feito descontos ilegais e disse confiar no esclarecimento dos fatos.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




