Início
/
Notícias
/
Brasil
/
STF retoma julgamento de acusados por “desinformação” em clima de tensão política
STF retoma julgamento de acusados por “desinformação” em clima de tensão política
Processo reacende debate sobre liberdade de expressão e poder do Judiciário
Por: Redação
20/10/2025 às 11:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (21) o julgamento do chamado “núcleo de desinformação” — um dos capítulos mais polêmicos da ação relacionada à suposta “trama golpista” de 8 de janeiro. Sete réus são acusados pela Procuradoria-Geral da República de tentar “enfraquecer instituições” por meio de críticas ao sistema eleitoral e de manifestações públicas, que foram classificadas como atos de desinformação.
O caso é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, que já apresentou seu relatório. O procurador-geral da República Paulo Gonet Branco realizou sustentação oral, e as defesas dos réus também se manifestaram, alegando falta de provas concretas para sustentar as acusações.
Críticas à condução do processo
A condução do processo tem sido alvo de fortes críticas de juristas e parlamentares conservadores, que apontam possível excesso de poder concentrado no STF e questionam a criminalização de discursos críticos ao governo e às instituições. Para aliados da oposição, o julgamento representa mais um movimento para ampliar a influência política do Judiciário sobre temas sensíveis e ideológicos.
Além disso, críticos destacam que o caso ocorre em um momento de forte alinhamento entre o governo Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do Judiciário, levantando preocupações sobre a independência entre os poderes.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




