
Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Trump chama Brasil de “parceiro comercial horrível” e volta a defender Bolsonaro
Trump chama Brasil de “parceiro comercial horrível” e volta a defender Bolsonaro
Em coletiva na Casa Branca, presidente dos EUA acusou país de impor tarifas “enormes” contra produtos americanos e classificou processo contra ex-presidente como “execução política”
Por: Redação
14/08/2025 às 16:30

Foto: Divulgação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, opinou sobre o Brasil nesta quinta-feira (14), e afirmou que o país é “um parceiro comercial horrível” e que há “muitos anos” impõe tarifas “enormes” contra produtos americanos. Em coletiva na Casa Branca, o republicano disse que Brasília cobra taxas muito superiores às aplicadas por Washington.
“Eles também nos trataram mal como parceiros comerciais por muitos, muitos anos. Um dos piores, um dos piores países do mundo”, declarou. Segundo ele, antes os Estados Unidos praticamente não impunham tarifas sobre produtos brasileiros, mas a postura teria mudado com a aplicação de taxas de 50%, o que, afirmou, gerou descontentamento no Brasil.
Trump também aproveitou para reforçar seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “homem honesto” e vítima de perseguição política.
“Acho que o que fizeram é uma execução política. Ele ama o povo brasileiro e lutou muito por essas pessoas. Acho que isso é uma caça às bruxas e acho muito lamentável”, disse.
Essa não é a primeira vez que o republicano se manifesta sobre o caso. Em julho, ele associou a aplicação do tarifaço ao julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e, dias depois, divulgou carta com timbre da Casa Branca pedindo o fim do processo contra o ex-presidente.
A Procuradoria-Geral da República acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa armada com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições democráticas e articular medidas de exceção. O ex-presidente nega as acusações.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil