Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Trump deseja feliz aniversário a Lula e mantém tom cauteloso sobre acordo tarifário
Trump deseja feliz aniversário a Lula e mantém tom cauteloso sobre acordo tarifário
Apesar da reunião cordial, republicano não garantiu redução imediata da sobretaxa americana sobre produtos brasileiros
Por: Redação
27/10/2025 às 20:03

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Donald Trump parabenizou nesta segunda-feira (27) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seu aniversário de 80 anos e classificou como “ótima” a reunião bilateral realizada no domingo, na Malásia. Apesar do tom amigável, Trump manteve cautela sobre a possibilidade de reduzir ou eliminar a sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros .
“Tivemos uma ótima reunião, quero desejar um feliz aniversário ao presidente. É aniversário dele hoje, vocês sabiam? Ele é um cara bem vigoroso. Fiquei muito impressionado”, disse Trump a jornalistas antes de embarcar no Air Force One.
O encontro ocorreu às margens da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Lula disse estar “convencido” de que haverá acordo nos próximos dias, mas Trump preferiu não fazer promessas: “Não sei se algo vai acontecer, vamos ver.”
As negociações ocorrem em meio à piora nas relações bilaterais, após os EUA elevarem tarifas sobre produtos brasileiros para até 50% e aplicarem sanções a autoridades — incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal — com base na Lei Magnitsky. As medidas foram impulsionadas por articulação de Eduardo Bolsonaro junto à Casa Branca .
“Tenho muito respeito pelo presidente do Brasil. Podemos fazer bons acordos para ambos os países”, acrescentou Trump.
Enquanto Trump se mostrou aberto ao diálogo, sua postura cuidadosa indica que os EUA querem manter pressão sobre o governo brasileiro — especialmente em temas econômicos e de direitos humanos.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




