TSE abre código-fonte das urnas para eleições de 2026
Cerimônia em Brasília foi conduzida por Cármen Lúcia; Tribunal promete transparência, mas desconfiança popular persiste
Por: Redação
02/10/2025 às 21:33

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta quinta-feira (2) a cerimônia de abertura do código-fonte das urnas eletrônicas, marco que dá início ao processo eleitoral de 2026. O evento ocorreu na sede do Tribunal, em Brasília, com a presença da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, além de ministros e representantes de entidades.
Segundo a ministra, trata-se de um “rito repetido” em todas as eleições, com o objetivo de reforçar a integridade, segurança e transparência do sistema eletrônico de votação.
"Esta cerimônia repete um rito e um procedimento que vêm sendo adotados pela Justiça Eleitoral brasileira, especialmente para a garantia da integridade, da segurança e da transparência do processo eleitoral", disse Cármen Lúcia.
O código-fonte ficará aberto para inspeção durante um ano. Partidos políticos, Congresso, Ministério Público, Polícia Federal, OAB, universidades e demais entidades poderão acompanhar as etapas e fiscalizar o software.
"Nós temos 40 possibilidades de fiscalização e de auditoria dos sistemas eleitorais antes, durante e após as eleições. Temos testes permanentes para demonstrar a integridade dos sistemas", acrescentou a ministra.
O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, lembrou que o ciclo eleitoral prevê outras etapas de auditoria, como o Teste Público de Segurança em dezembro, a confirmação dos testes em março de 2026 e a lacração dos sistemas em agosto do próximo ano.
Parte da sociedade segue questionando a falta de mecanismos independentes de auditoria das urnas, já que o processo continua sob total controle da própria Justiça Eleitoral. Mesmo com rituais de abertura de código, a ausência do voto impresso auditável impede uma verificação efetiva do resultado final.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




