Início

/

Notícias

/

Economia

/

Banco Central lança botão de contestação no Pix para combater fraudes

Banco Central lança botão de contestação no Pix para combater fraudes

Ferramenta promete agilizar bloqueio de recursos em contas suspeitas e aumentar chances de devolução às vítimas

Por: Redação

01/10/2025 às 08:36

Imagem de Banco Central lança botão de contestação no Pix para combater fraudes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou que, a partir desta quarta-feira (1º/10), estará disponível para todos os usuários do Pix um novo botão de contestação, acessível diretamente nos aplicativos dos bancos e instituições financeiras.

A funcionalidade foi criada para agilizar o processo em casos de fraudes, golpes ou coerção. Diferente do procedimento atual, em que o cliente precisa acionar o banco para iniciar o processo de contestação, o novo recurso permitirá que a solicitação seja feita de forma totalmente digital, aumentando a rapidez do bloqueio de valores.

Segundo o BC, a iniciativa é uma evolução do Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta já existente que permite recuperar valores transferidos de forma indevida. O diferencial é a velocidade: ao acionar o botão, a informação é enviada de forma imediata ao banco receptor, que deverá bloquear os recursos disponíveis na conta suspeita.

Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC, explicou que após o bloqueio, as instituições terão até sete dias para analisar o caso. Se for confirmada a fraude, a devolução será realizada em até 11 dias corridos para a conta da vítima.

Apesar da ampliação da segurança, o Banco Central deixou claro que a ferramenta não poderá ser utilizada em situações de desacordo comercial, arrependimento de compra ou erro de digitação na chave Pix. O objetivo é restringir seu uso a casos efetivos de golpes e crimes digitais.

A medida busca reforçar a confiança dos brasileiros no sistema de pagamentos instantâneos, que, embora tenha se consolidado como um dos mais utilizados do país, também se tornou alvo constante da criminalidade organizada.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.