Haddad cobra fim do tarifaço dos EUA
Ministro admite que governo ainda não ouviu visão da gestão Trump sobre cooperação e defende retomada de negociações
Por: Redação
23/09/2025 às 21:42

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (23) que as sobretaxas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil “têm de acabar todo”. Ele disse que o país precisa “reverter” o tarifaço e retomar o diálogo com Washington, mas reconheceu que o governo Lula ainda não teve a oportunidade de ouvir a posição da administração Donald Trump sobre futuras parcerias.
“Em algum momento tem que ser revertido. Há um processo de negociação e a demanda do Brasil é a reversão e a volta ao diálogo institucional normal entre 2 países amigos há 2 séculos”, declarou Haddad, em entrevista após participar do 2º Congresso de Direito Tributário do IDP, em Brasília.
O ministro tentou relativizar as tensões políticas entre Brasília e Washington, afirmando que é necessário “separar política da economia”. Ele lembrou que, no governo anterior, estavam em andamento tratativas em áreas como energia limpa, biocombustíveis e minerais críticos, mas admitiu que essas negociações foram paralisadas.
Haddad também disse não haver nova lista de exceções às tarifas e citou a possibilidade de retomar acordos com os EUA e a União Europeia. “Temos muitos termos de acordo que já estavam em processo e podem ser retomados se as coisas voltarem à normalidade”, afirmou.
Apesar da cobrança por diálogo, Haddad evitou detalhar estratégias concretas para enfrentar a medida de Trump e apostou na via diplomática para tentar reverter a decisão.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil




