EUA afundam dois barcos e matam seis narcoterroristas no Pacífico
Governo Trump amplia ofensiva contra o tráfico internacional após 19 ataques em águas internacionais
Por: Redação
10/11/2025 às 15:41

Foto: Tom Williams
O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta segunda-feira (10) que o Exército americano afundou dois barcos e eliminou seis narcoterroristas no Oceano Pacífico, em nova ação militar autorizada pelo presidente Donald Trump.
“Ontem, por ordem do presidente Trump, foram realizados dois ataques cinéticos letais contra embarcações operadas por organizações terroristas designadas”, escreveu Hegseth na rede X, publicando um vídeo dos bombardeios.
Segundo o secretário, os serviços de inteligência confirmaram que as embarcações estavam associadas ao contrabando de drogas ilícitas e transitavam por uma rota já conhecida de tráfico no Pacífico Oriental.
Até o momento, as Forças Armadas dos EUA realizaram 19 ataques em águas internacionais, que resultaram em mais de 70 mortes de suspeitos de narcoterrorismo.
O governo americano informou ao Congresso que o país está em “conflito armado” com cartéis de drogas desde 2 de setembro, embora ainda não tenha apresentado provas formais que justifiquem a extensão das operações navais no Caribe e no Pacífico.
A campanha militar tem gerado reações negativas de regimes aliados ao narcotráfico, como os de Nicolás Maduro, na Venezuela, e Gustavo Petro, na Colômbia — ambos acusados por Washington de manter laços com o tráfico de drogas.
Uma tentativa dos democratas no Senado dos EUA de restringir essas ações foi derrotada na semana passada por 51 votos a 49, com maioria republicana barrando o movimento da oposição.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




