Escola que homenagou Lula tem evangélicos em lata de conserva
Acadêmicos de Niterói ironiza oposição em ala “Neoconservadores em conserva”
Por: Redação
16/02/2026 às 09:55

Foto: Reprodução
A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que levou à Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluiu no desfile deste domingo (15) uma ala intitulada “Neoconservadores em conserva”, com caráter satírico direcionado a setores da oposição.
A ala, de número 22 — mesmo número do Partido Liberal (PL) nas urnas — apresentou fantasias em formato de lata de conserva. Segundo a descrição oficial da escola, a proposta era representar os chamados “neoconservadores” como um grupo político contrário a Lula e defensor de pautas como privatizações, mudanças nas regras trabalhistas e agenda liberal na economia.
No material divulgado pela agremiação, a lata foi utilizada como símbolo da família tradicional, descrita como composta por homem, mulher e filhos.
Cada integrante da ala trazia ainda adereços na cabeça para representar diferentes segmentos associados ao conservadorismo, como fazendeiros, mulheres da elite econômica, defensores do regime militar e evangélicos.
De acordo com o texto explicativo da escola, esses setores formariam um bloco político no Congresso Nacional identificado com propostas como flexibilização do porte de armas, valorização das Forças Armadas, defesa de interesses do agronegócio e pautas ligadas à família tradicional.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




