Marco Rubio indicou María Corina Machado ao Prêmio Nobel da Paz de 2025
Carta assinada por parlamentares republicanos dos EUA chama líder opositora de “farol de esperança” contra o regime chavista na Venezuela
Por: Redação
10/10/2025 às 14:05

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, indicou a líder da oposição venezuelana María Corina Machado ao Prêmio Nobel da Paz de 2025. A carta de recomendação foi enviada ao Comitê Norueguês do Nobel em 26 de agosto de 2024, quando Rubio ainda não ocupava o cargo no governo de Donald Trump.
O documento, assinado também pelos congressistas Rick Scott, Mario Díaz-Balart, María Elvira Salazar, Michael Waltz, Neal Dunn, Byron Donalds e Carlos A. Gimenez, descreve María Corina como “farol de esperança e resiliência frente ao regime de Nicolás Maduro”.
Críticas ao regime chavista
Na carta, os parlamentares responsabilizam o governo de Nicolás Maduro por “25 anos de opressão, tortura, assassinato e privação econômica”, afirmando que a Venezuela se transformou em “uma prisão para sua própria população”. Eles também acusam o regime de acolher terroristas e ditadores, além de promover perseguição a dissidentes políticos.
“Raramente testemunhamos tamanha coragem, altruísmo e firme convicção moral como a de María Corina Machado”, diz o texto enviado ao Comitê.
Trajetória de María Corina
Figura central da oposição venezuelana, María Corina vem liderando movimentos civis e políticos contra o chavismo. Em 2024, foi impedida de disputar eleições presidenciais pelo regime de Maduro, fato amplamente condenado por observadores internacionais e governos democráticos.
Seu nome vem sendo associado há anos a movimentos internacionais de resistência ao autoritarismo na América Latina.
Apoio republicano e impacto internacional
A indicação feita por Rubio e outros parlamentares republicanos ocorre em um contexto de forte alinhamento entre setores conservadores dos EUA e a oposição venezuelana. A ação também pressiona por maior visibilidade internacional para os opositores do regime chavista, especialmente após o colapso institucional e econômico do país.
Caso confirmada, María Corina poderá se tornar a primeira mulher venezuelana a receber o Nobel da Paz.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




