Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Carol de Toni apresenta projeto para permitir que Congresso barre decisões do STF

Carol de Toni apresenta projeto para permitir que Congresso barre decisões do STF

Deputada afirma que Supremo tem avançado sobre funções do Legislativo por meio do ativismo judicial

Por: Redação

29/08/2025 às 07:41

Imagem de Carol de Toni apresenta projeto para permitir que Congresso barre decisões do STF

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A deputada federal Carol de Toni (PL-SC) protocolou um Projeto de Lei Complementar (PLP) que autoriza o Congresso Nacional a sustar atos normativos do Poder Judiciário considerados extrapolações de competência. Na prática, a proposta permitiria que parlamentares anulassem decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao justificar o projeto, Carol de Toni argumentou que o Judiciário, “em especial” o STF, tem ultrapassado seus limites constitucionais por meio do chamado ativismo judicial. “O juiz já não mais se limita a aplicar as normas criadas pelo Constituinte, mas passa a criar normas como se exercesse mandato popular”, declarou.

Segundo a deputada, pesquisas indicam que a maioria dos congressistas se incomoda com esse cenário. Ela afirma que a proposta busca restabelecer o equilíbrio entre os Poderes e reforçar a separação constitucional de funções.

O texto do PLP destaca que a medida daria maior segurança jurídica não apenas às atividades do Legislativo, mas também às próprias decisões do STF, ao limitar eventuais excessos.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.