Casa Rosada nega ter recebido pedido de asilo de Jair Bolsonaro
Por: Redação
21/08/2025 às 15:39

Foto: Lula Marques / Agencia Brasil
O governo da Argentina informou nesta quinta-feira (21) que não recebeu qualquer pedido de asilo político do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração da Casa Rosada ocorre após a Polícia Federal brasileira encontrar, no celular do ex-presidente, uma minuta de carta endereçada ao presidente argentino Javier Milei.
O documento, com 33 páginas, estava salvo em um arquivo intitulado Carta JAIR MESSIAS BOLSONARO.docx. Nele, Bolsonaro dizia temer uma prisão considerada “injusta, ilegal, arbitrária e inconstitucional” e afirmava correr risco de morte. A carta teria sido elaborada em fevereiro de 2024, logo após a deflagração da Operação Tempus Veritatis, que resultou na apreensão do passaporte do ex-presidente.
Autoridades argentinas foram categóricas em afirmar que o texto nunca chegou a ser protocolado ou formalmente entregue ao governo de Javier Milei.
A defesa de Bolsonaro também se manifestou, explicando que a minuta foi apenas uma sugestão levantada por aliados à época, mas descartada antes mesmo de ser avaliada pelo ex-presidente. O advogado Paulo da Cunha Bueno afirmou que Bolsonaro nunca considerou deixar o Brasil e que sempre cumpriu as determinações judiciais.
O Supremo Tribunal Federal, entretanto, determinou que a defesa esclareça em até 48 horas as circunstâncias do surgimento do documento. A Corte quer saber se houve tentativa de descumprimento das medidas cautelares impostas ao ex-presidente, entre elas a proibição de deixar o território nacional.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.