Início
/
Notícias
/
Brasil
/
“Débora do Batom” pede autorização ao STF para depor na Câmara sobre os atos de 8 de Janeiro
“Débora do Batom” pede autorização ao STF para depor na Câmara sobre os atos de 8 de Janeiro
Por: Redação
08/12/2025 às 17:59

Foto: Divulgação
Débora Rodrigues dos Santos — conhecida como “Débora do Batom” — solicitou ao ministro Alexandre de Moraes autorização para viajar a Brasília e participar de uma audiência na Câmara dos Deputados. O pedido foi protocolado por sua defesa e aguarda análise do Supremo Tribunal Federal (STF).
Débora afirma ter sido convidada pelo deputado Coronel Meira (PL-PE) para prestar depoimento presencial em uma comissão que trata dos desdobramentos do 8 de Janeiro. Segundo a defesa, ela viajaria de Paulínia (SP) a Brasília no dia 10 de dezembro e retornaria no dia seguinte.
Os advogados argumentam que outros custodiados já receberam autorização para comparecer a atividades no Congresso e alegam que Débora deve receber tratamento igualitário. Na petição, sustentam que direitos fundamentais não podem ser condicionados a posições políticas ou ideológicas.
Condenada a 14 anos de prisão pelo STF, Débora responde por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, dano ao patrimônio público e associação criminosa. Ela ficou nacionalmente conhecida após pichar a estátua “A Justiça”, no STF, com a frase “Perdeu, mané”.
Atualmente, cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, medida autorizada por Alexandre de Moraes após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República. Ela está proibida de usar redes sociais, conceder entrevistas ou manter contato com outros réus dos atos golpistas.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.



