Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Defesa de Zambelli pede Tagliaferro e Oswaldo Eustáquio como testemunhas em processo de cassação
Defesa de Zambelli pede Tagliaferro e Oswaldo Eustáquio como testemunhas em processo de cassação
Parlamentar busca reforçar a tese de que foi condenada em um processo político; ambos vivem fora do Brasil e têm pedidos de extradição abertos no STF
Por: Redação
03/09/2025 às 14:42

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A defesa da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) incluiu o perito judicial Eduardo Tagliaferro e o jornalista Oswaldo Eustáquio como testemunhas no processo de cassação de seu mandato. A solicitação foi apresentada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Segundo a defesa, a participação dos dois será fundamental para reforçar a tese de que Zambelli foi condenada em um processo político, e não por fundamentos jurídicos consistentes. A deputada, atualmente presa na Itália desde julho, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Tagliaferro é ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e investigado por suspeita de vazamento de mensagens internas do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Em entrevistas recentes, ele tem feito críticas públicas ao ministro e dito que apresentará documentos sobre supostas irregularidades a parlamentares e autoridades internacionais.
Já Eustáquio é investigado no âmbito dos atos de 8 de janeiro e responde a acusações de ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático. Ele tem dois mandados de prisão em aberto. Assim como Tagliaferro, vive fora do Brasil e é alvo de pedido de extradição apresentado pelo STF.
A intenção da defesa é que ambos prestem depoimento por videoconferência.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.