Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Deputada do Psol apresenta projeto para proibir Lei Magnitsky sem aval do Brasil
Deputada do Psol apresenta projeto para proibir Lei Magnitsky sem aval do Brasil
PL da Soberania Financeira visa garantir independência das instituições brasileiras frente a pressões internacionais
Por: Redação
12/08/2025 às 08:55

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) protocolou na Câmara dos Deputados o projeto de lei 3.831/2025, conhecido como “PL da Soberania Financeira”. A proposta impede que bancos, corretoras e outras instituições sob supervisão do Banco Central e da CVM realizem bloqueios, restrições ou suspensões de contas no Brasil com base em sanções impostas por governos estrangeiros sem autorização das autoridades brasileiras.
Conforme o texto, “é nula, no território nacional, qualquer comunicação, bloqueio, restrição ou encerramento de conta de clientes, residentes ou não, com fundamento em sanções impostas por governos ou autoridades estrangeiras, sem a devida homologação por autoridade brasileira competente”.
Nas redes sociais, a deputada criticou “sucessivos ataques imperialistas dos EUA contra a soberania brasileira”, citando a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Lei Magnitsky, usada pelos Estados Unidos para bloquear recursos e vetar a entrada de estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos, foi aplicada contra Moraes em julho deste ano, provocando constrangimentos e pressões diplomáticas para instituições financeiras brasileiras.
Embora o projeto vise blindar bancos nacionais dessas sanções, especialistas apontam que bancos brasileiros que mantêm operações nos EUA terão que optar entre manter o ministro Moraes como cliente ou preservar suas atividades nos Estados Unidos.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.