Desfile pró-Lula na Sapucaí retrata Bolsonaro como palhaço preso
Acadêmicos de Niterói abre Grupo Especial com enredo exaltando o petista e alegoria faz referência direta ao ex-presidente
Por: Redação
16/02/2026 às 11:43

Foto: Reprodução
A escola de samba Acadêmicos de Niterói abriu os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, no domingo, 15, com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma alegoria que representou o ex-presidente Jair Bolsonaro como um palhaço preso, usando traje listrado e tornozeleira eletrônica.
A figura caricata de Bolsonaro apareceu em um dos carros alegóricos, com elementos que remetem à prisão, em contraste com a narrativa central de exaltação à trajetória de Lula.
Enredo destaca trajetória de Lula e referências ao PT
O samba-enredo, intitulado “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, percorre a biografia do presidente desde 1952 e reproduz o grito “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, além de mencionar duas vezes o número 13 e citar a primeira-dama Janja.
A letra faz referência à viagem da família de Lula em pau de arara, de Garanhuns (PE) ao litoral paulista. Segundo a publicação, o desfile reuniu 25 alas, cinco carros alegóricos e cerca de 3,1 mil componentes. O ator e humorista Paulo Vieira interpretou Lula na avenida, enquanto o presidente acompanhou a apresentação do camarote da Prefeitura do Rio.
De acordo com o livro Abre Alas, da Liga Independente das Escolas de Samba, a escola incluiu uma ala dedicada ao PT, com fantasias inspiradas na estrela vermelha. Outro setor, chamado “Patriotas da América”, fez referência ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, com figurinos inspirados em Mickey Mouse e bonés com a inscrição “Make America Great Again”.
Também houve um setor denominado “Neoconservadores em conserva”, com críticas a grupos associados à direita e menção à chamada família tradicional.
A alegoria envolvendo Bolsonaro gerou críticas de parlamentares e apoiadores do ex-presidente, que apontaram teor político explícito na apresentação. Para críticos, o desfile extrapolou a homenagem cultural e assumiu contornos de manifestação político-partidária em pleno ano eleitoral.
A escola, por sua vez, afirmou em texto oficial que a liderança de Lula “marcou definitivamente a história do Brasil” e destacou sua eleição com mais de 52 milhões de votos.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




