Família de Bolsonaro mobiliza aliados para preservar influência da direita
Movimento busca conter antecipação de candidaturas e garantir unidade da base bolsonarista para 2026
Por: Redação
28/08/2025 às 12:07

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Às vésperas do julgamento de Jair Bolsonaro, a família do ex-presidente iniciou um movimento estratégico para proteger a unidade da direita brasileira. A ação visa frear a chamada “Direita 2.0”, movimento que reúne governadores cotados para a disputa presidencial, como Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Júnior (PSD) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Aliados do ex-presidente avaliam que o protagonismo precoce de governadores na disputa presidencial pode enfraquecer a defesa de Bolsonaro, tanto internacionalmente quanto entre os eleitores conservadores no Brasil. A prioridade, segundo integrantes da família, é concentrar esforços em defender a liberdade do ex-presidente antes de discutir sucessão eleitoral.
Nos bastidores, dirigentes bolsonaristas manifestaram preocupação com declarações públicas de Tarcísio de Freitas, que adota um discurso nacional antecipado. Apesar disso, o governador paulista reafirma que só concorrerá à presidência com o apoio de Bolsonaro, mantendo fidelidade ao ex-presidente.
O movimento da família inclui mobilização de aliados no país e no exterior, com o objetivo de preservar o chamado “espólio político” da direita e evitar dispersão da base eleitoral até o início formal da campanha em 2026.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.