Lula reage ao tarifaço de Trump e aciona Camex para possível retaliação
Lei da Reciprocidade Econômica pode ser usada contra os EUA após sobretaxa de 50% a produtos brasileiros
Por: Redação
28/08/2025 às 21:13

Foto: Adriano Machado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o Itamaraty a acionar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para analisar a aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos.
A decisão ocorre depois que o presidente norte-americano Donald Trump impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, em vigor desde o início de agosto.
O governo brasileiro determinou que a Camex apresente em até 30 dias um relatório técnico sobre as medidas americanas. Caso sejam enquadradas na nova legislação, poderão ser propostas contramedidas, como retaliações em comércio, serviços e propriedade intelectual.
Apesar do tom oficial de disposição para o diálogo, a iniciativa evidencia a dificuldade do Planalto em obter abertura da Casa Branca. Até agora, Trump não sinalizou negociação direta com Lula, o que expõe o Brasil a uma relação assimétrica.
A medida brasileira é comparada à Seção 301 dos EUA, usada por Washington para justificar barreiras comerciais quando identifica práticas desleais.
Lei da Reciprocidade Econômica
Sancionada em julho, a lei autoriza o Brasil a suspender concessões e impor tratamento equivalente a países que adotem restrições unilaterais contra interesses nacionais.
Na prática, o instrumento permite responder a barreiras externas que prejudiquem a competitividade internacional do país.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.