Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula diz que não vai “mendigar” diálogo com Trump em meio a tarifaço contra o Brasil
Lula diz que não vai “mendigar” diálogo com Trump em meio a tarifaço contra o Brasil
Petista critica postura do presidente americano e afirma que “homem com dignidade não rasteja”
Por: Redação
28/08/2025 às 21:10

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (28) que não pretende insistir em uma conversa direta com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar da escalada na tensão comercial entre os dois países.
“Um homem que anda de cabeça erguida, tem dignidade, não rasteja diante de outro homem. O dia que o Trump quiser, eu estarei pronto para conversar. Mas ele nem carta para mim mandou. Na hora que ele quiser, o ‘Lulinha paz e amor’ está pronto para conversar, mas não pensem que o Lula vai ficar mendigando uma conversa não”, disse o petista em entrevista à TV Record de Minas Gerais.
As falas de Lula ocorrem no contexto do tarifaço imposto por Trump, que determinou sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A medida resulta da soma de uma taxa de 10%, anunciada em abril, com novos 40% fixados por ordem executiva em 31 de julho.
Cerca de 700 itens foram poupados da nova alíquota, entre eles suco de laranja, aeronaves, castanhas, petróleo e minérios de ferro. Esses continuarão sendo taxados apenas com a tarifa de 10%. As medidas entraram em vigor em 6 de agosto.
Segundo Lula, apesar de ter escalado ministros como Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços), Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) para negociar, não houve abertura por parte de Washington.
“Ninguém pode dizer que eu não quero negociar, o problema é que os americanos não querem. Tenho três ministros tops para isso, mas ninguém de lá quer conversar. Porque o presidente americano se acha dono do planeta”, criticou o petista.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.