Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Gayer vira alvo da PGR após representação do Psol por vídeo nas redes sociais
Gayer vira alvo da PGR após representação do Psol por vídeo nas redes sociais
Pedido questiona declarações que associam Lula ao narcotráfico e reacende debate sobre limites da liberdade de expressão no Parlamento
Por: Redação
09/01/2026 às 09:36

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) passou a ser alvo de uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) após um pedido protocolado por integrantes do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). A ação questiona um vídeo divulgado pelo parlamentar nas redes sociais em que ele associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao narcotráfico.
A representação foi assinada pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP) e pelo ex-presidente da legenda, Juliano Medeiros. Segundo o pedido, as declarações extrapolariam o debate político e poderiam configurar crimes contra o Estado Democrático de Direito, além de criar um ambiente de instabilidade institucional.
No vídeo contestado, Gayer cita reportagem do site espanhol The Objective, que relata a disposição de um ex-chefe da inteligência militar da Venezuela em revelar supostos repasses do chavismo a lideranças de esquerda na América Latina. A partir dessa informação, o parlamentar afirma que Lula teria recebido recursos oriundos do narcotráfico, tese que passou a ser alvo de questionamento jurídico.
Em resposta, o deputado manteve o tom crítico e reafirmou publicamente suas declarações. Ao comentar a representação, Gayer declarou que Lula, o PT e setores da esquerda latino-americana teriam sido financiados por recursos ligados à corrupção e ao narcotráfico venezuelano. Em tom provocativo, afirmou ainda que pretende emoldurar o pedido em seu gabinete como símbolo de que estaria “no caminho certo”.
O caso será analisado pela PGR, que decidirá se há elementos para abertura de investigação.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




