Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Haddad usa operação da PF contra PCC para reforçar PEC da segurança pública

Haddad usa operação da PF contra PCC para reforçar PEC da segurança pública

Ministro tenta capitalizar megaoperação no setor de combustíveis em defesa de proposta que amplia poder federal

Por: Redação

01/09/2025 às 08:41

Imagem de Haddad usa operação da PF contra PCC para reforçar PEC da segurança pública

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aproveitou a megaoperação da Polícia Federal contra o crime organizado, realizada na última semana, para defender a PEC da segurança pública, em tramitação no Congresso. Em entrevista à Band no domingo (31.ago.2025), o petista disse que a ação prova a necessidade de integração entre órgãos federais e estaduais.

“A beleza dessa operação é que ela demonstra que o objetivo da PEC da segurança pública é forçar a integração. Chega da vaidade de órgão para órgão, vamos usar a força do Estado de comum acordo”, afirmou. Haddad classificou a iniciativa como um marco no combate à criminalidade.

A operação, deflagrada na 5ª feira (28.ago), teve como foco um esquema bilionário ligado ao PCC na cadeia de combustíveis. Batizada de Carbono Oculto, a ofensiva mobilizou cerca de 1.400 agentes da PF e da Receita Federal, atingiu 1.200 postos, 350 pessoas físicas e jurídicas e mirou quatro refinarias controladas por criminosos. Segundo as investigações, o grupo movimentou R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024, usando até fintechs para lavar dinheiro do tráfico internacional.

Apesar da magnitude do esquema, Haddad buscou enfatizar a importância da Receita Federal no processo, afirmando que o órgão, por muito tempo, não foi levado a sério no enfrentamento ao crime.

A fala do ministro ocorre em meio ao avanço da PEC da segurança pública, relatada pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). A proposta amplia os poderes da Polícia Federal e prevê a criação da Polícia Viária Nacional. Para opositores, no entanto, o discurso de Haddad soa como tentativa de se apropriar politicamente de uma operação conduzida por forças policiais que, historicamente, não dependem de alinhamento ideológico para atuar.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.