Lula diz que relação com EUA voltará à normalidade apesar de “insufladores”
Presidente cita Eduardo Bolsonaro e afirma que há mais pessoas atuando para tensionar laços entre os dois países
Por: Redação
06/09/2025 às 13:37

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à SBT News que, além do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), outras figuras políticas estariam trabalhando para influenciar os Estados Unidos contra o Brasil. Segundo ele, a tentativa de criar atritos entre os governos não terá êxito.
“A relação Brasil-EUA vai voltar à normalidade porque o povo americano e o povo brasileiro são mais inteligentes que os presidentes”, declarou Lula.
A fala ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas após críticas da gestão de Donald Trump ao governo brasileiro. Recentemente, o republicano chamou o Planalto de “radical de esquerda” e sinalizou possíveis restrições ao Brasil na Assembleia-Geral da ONU.
Lula, por sua vez, minimizou os efeitos das provocações e demonstrou confiança em que a parceria histórica entre os dois países será retomada. O presidente brasileiro destacou que as divergências políticas de momento não devem comprometer interesses estratégicos de longo prazo.
Parlamentares da oposição, no entanto, avaliam que a postura do governo brasileiro diante das declarações de Washington tem sido passiva e pouco firme. Já aliados do Planalto afirmam que a prioridade é evitar que as tensões ganhem contornos econômicos ou militares.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.