Lula promete regulamentar redes sociais: “Doa a quem doer”
Presidente afirma que medida não será censura, mas critica “mentiras” e diz que internet precisa seguir regras da vida real
Por: Redação
06/09/2025 às 08:44

Foto: André Borges
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta sexta-feira (6), a regulamentação das redes sociais no Brasil. Em entrevista ao SBT News, o petista disse que a medida será implementada “doa a quem doer” e negou que o projeto represente censura.
“Eu já sou o quinto Lula (…) Não pode brincar com a verdade. Não, não é censura. O país tem que ter regras. O que vale na vida real, vale na digital”, declarou.
O tema tem sido alvo de críticas de opositores e especialistas em liberdade de expressão, que alertam para o risco de controle excessivo do discurso público e da informação. Parlamentares de direita avaliam que a proposta pode abrir caminho para cercear opiniões contrárias ao governo.
O projeto de regulamentação das plataformas digitais, defendido por Lula e por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou força após os episódios de 8 de janeiro de 2023 e a disseminação de notícias falsas em campanhas eleitorais. No entanto, até agora o governo não apresentou uma proposta definitiva ao Congresso.
Lula reforçou que a intenção é estender ao ambiente virtual as mesmas regras já aplicadas na vida fora das telas. “As pessoas não podem mentir descaradamente nas redes sociais, destruir reputações e ficarem impunes”, afirmou.
Enquanto aliados do Planalto argumentam que a regulação é necessária para coibir crimes digitais, opositores alertam que a linha entre combater fake news e cercear opiniões pode ser tênue.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.