Lula indica Jorge Messias ao STF
Atual advogado-geral da União é conhecido por proximidade com o presidente, defesa da regulação das redes sociais e atuação polêmica no combate ao que chama de “desinformação”
Por: Redação
21/11/2025 às 12:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira (20.nov) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Messias era o favorito do Planalto e figura entre os nomes de maior confiança do presidente. Nas redes sociais, afirmou estar “honrado” pela indicação e prometeu atuar com “integridade e zelo institucional”.
A escolha de Messias foi recebida com resistência em setores do Senado, que já haviam dado sinais de descontentamento após a apertada recondução do procurador-geral Paulo Gonet.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), demonstrou incômodo com o fato de Lula não ter escolhido Rodrigo Pacheco, nome que ele defendia publicamente. Também pesa sobre o Planalto a insatisfação de movimentos identitários, que pressionavam pela indicação de uma mulher.
Perfil: aliado do PT, evangélico e defensor da regulação das redes
Messias, de 45 anos, poderá permanecer até 30 anos no Supremo, já que a aposentadoria compulsória ocorre aos 75. Ele assumiu a AGU em 2023 e se tornou um dos principais articuladores do governo com setores evangélicos — estratégia essencial para Lula após perder apoio desse segmento nas urnas.
O novo indicado é defensor da regulação das redes sociais e foi responsável pela criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão que pediu remoção de conteúdos classificados como “fake news” sobre a primeira-dama Janja Lula da Silva.
Foi também mencionado no episódio do “Bessias”, em 2016, quando a então presidente Dilma Rousseff pediu que ele levasse o termo de posse a Lula em meio às investigações da Lava Jato.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




