Lula reúne cúpula do PT para alinhar estratégias eleitorais de 2026
Encontro no Alvorada acontece em meio a pressões no Congresso e dificuldade do partido em emplacar nomes competitivos
Por: Redação
28/08/2025 às 12:17

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou para esta quinta-feira (28) ministros e líderes do partido a fim de discutir a relação do Planalto com o Congresso e traçar estratégias eleitorais para 2026. A reunião será realizada no Palácio da Alvorada, às 18h30, e contará com a presença do novo presidente da sigla, Edinho Silva.
O movimento ocorre em um momento de pressão política sobre o governo, após derrotas no Congresso, como a perda do comando da CPMI do INSS, e críticas quanto à articulação conduzida pela ministra Gleisi Hoffmann. A presidente do PT tem liderado os encontros para tentar conter desgastes na base aliada e garantir fidelidade de partidos do Centrão, cada vez mais inclinados a se afastar do governo.
Na quarta-feira (27), o PT promoveu um almoço em Brasília com partidos de centro-esquerda — entre eles PV, PSOL, PCdoB, PDT e PSB — para discutir alianças de olho no próximo pleito. Apesar da movimentação, analistas apontam que o partido não tem hoje um nome capaz de oferecer palanque competitivo em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.
Enquanto tenta fortalecer seu campo político, Lula já se reuniu recentemente com dirigentes do Republicanos, União Brasil, PSD e MDB.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.