Maduro apela por “paz eterna” em meio a ofensiva militar dos EUA no Caribe
Regime chavista reage a operações americanas contra o narcotráfico; Donald Trump sinaliza possíveis ataques em solo venezuelano
Por: Redação
24/10/2025 às 16:10

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O ditador Nicolás Maduro fez um apelo público pela paz na noite de quinta-feira (23), em um discurso transmitido pela TV estatal da Venezuela. Em uma mistura de espanhol e inglês, Maduro declarou: “Não à guerra… Sim, paz, para sempre”, pedindo o fim de um possível confronto com os Estados Unidos.
Com tom teatral, Maduro disse estar falando em “língua Tarzania” — em referência ao personagem Tarzan — e concluiu reafirmando: “Não à guerra dos loucos, não à loucura da guerra”.
A declaração acontece em meio à intensificação das operações militares dos EUA no Caribe e no Pacífico, que, segundo Washington, têm como objetivo atingir redes de narcotráfico. Os ataques já deixaram ao menos 32 mortos, embora o governo americano não tenha revelado detalhes sobre as supostas cargas de drogas interceptadas.
O presidente Donald Trump também reiterou que poderá autorizar ações contra alvos em solo venezuelano — o que representaria uma escalada no conflito. Maduro, por sua vez, negou qualquer envolvimento com o tráfico e classificou os ataques americanos como “violações da soberania” do país.
Críticos observam que o discurso pacifista de Maduro contrasta com as acusações internacionais de que seu regime mantém vínculos com organizações criminosas e cartéis de drogas, o que mantém a tensão elevada entre Caracas e Washington.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




