Início
/
Notícias
/
Brasil
/
PP adia decisão sobre apoio a Flávio Bolsonaro e avalia perfil da candidatura para 2026
PP adia decisão sobre apoio a Flávio Bolsonaro e avalia perfil da candidatura para 2026
Ciro Nogueira diz que partido só baterá o martelo em abril e condiciona apoio a uma campanha com foco em vitória eleitoral e unificação do país
Por: Redação
09/01/2026 às 16:33

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que a legenda só decidirá em abril se apoiará uma eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026. Segundo o dirigente partidário, a avaliação dependerá do desenho da campanha e de seus objetivos políticos.
Em entrevista ao SBT News, Ciro declarou que o PP quer entender se a candidatura de Flávio terá como foco “ganhar e unificar o país” ou se se limitará a “defender o legado político” do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o senador, essa distinção será determinante para a posição final do partido.
Apesar de considerar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um nome com “mais viabilidade eleitoral”, especialmente no que diz respeito à rejeição, Ciro afirmou que, se tivesse de escolher um candidato neste momento, optaria por Flávio Bolsonaro. A justificativa, segundo ele, é o respeito à decisão de Jair Bolsonaro, que reforçou publicamente o nome do filho para a disputa em dezembro, por meio de uma carta divulgada antes de sua cirurgia.
“O presidente Bolsonaro detém um capital político relevante e fez uma escolha legítima ao indicar o senador Flávio. Cabe a nós respeitar essa decisão e observar como essa candidatura será conduzida”, afirmou Ciro, acrescentando que o partido ainda aguarda sinais mais claros sobre a estratégia eleitoral.
O dirigente do PP também lembrou que Tarcísio de Freitas era, até recentemente, seu nome preferido, mas avalia que o governador deve disputar a reeleição em São Paulo. Segundo Ciro, uma eventual candidatura presidencial de Tarcísio só faria sentido com o apoio explícito de Bolsonaro.
Além disso, o senador voltou a defender a possibilidade de uma chapa encabeçada por Flávio Bolsonaro ter como vice o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Para Ciro Nogueira, Zema reúne experiência administrativa e capacidade de entrega, além de fortalecer a disputa no Sudeste, região que ele considera decisiva em um eventual confronto direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.



