Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Relator vota pelo arquivamento do processo de cassação de Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara
Relator vota pelo arquivamento do processo de cassação de Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara
Por: Redação
08/10/2025 às 20:17

Foto: Divulgação
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) obteve nesta quarta-feira (8) uma vitória significativa no Conselho de Ética da Câmara. O relator do processo que pedia a cassação de seu mandato, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), apresentou parecer pelo arquivamento da ação, afastando as acusações feitas pelo PT.
No entendimento do relator, não é possível responsabilizar Eduardo por sanções aplicadas por outro país ao Brasil, uma vez que essas decisões são atos soberanos e independem de qualquer manifestação individual. “A decisão de um país estrangeiro de adotar ou não sanções econômicas, diplomáticas ou políticas é, em essência, ato de soberania”, destacou Freitas.
A defesa de Eduardo Bolsonaro sempre sustentou que as acusações tinham caráter político e buscavam criminalizar sua atuação de oposição ao governo Lula. Para seus aliados, o parecer reforça a tese de que o deputado vem sendo alvo de perseguição política por sua postura firme em defesa de pautas conservadoras e críticas ao Supremo Tribunal Federal, à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal.
O processo ainda não foi encerrado, já que um pedido de vista adiou a votação no Conselho de Ética. Mas o parecer do relator foi visto como um importante respaldo político e jurídico, fortalecendo a imagem de Eduardo junto à sua base.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.