Ataque terrorista em ônibus deixa 6 mortos e mais de 10 feridos em Jerusalém
Dois atiradores abriram fogo contra civis; governo israelense promete resposta dura e mira apoiadores do Hamas
Por: Redação
08/09/2025 às 09:01

Foto: REUTERS/Ammar Awad
Um ataque a tiros dentro de um ônibus em Jerusalém deixou pelo menos seis mortos e mais de dez feridos na manhã desta segunda-feira (8), segundo autoridades israelenses e serviços de emergência. Entre os feridos, seis estão em estado grave.
De acordo com a polícia, dois homens armados entraram em um ônibus na entrada norte da cidade e abriram fogo contra passageiros e pedestres. Os atiradores foram “neutralizados” pelas forças de segurança. O governo de Israel classificou o ato como terrorismo.
“Este é o mal que Israel enfrenta. Dois terroristas abriram fogo contra um ônibus em Jerusalém — mirando passageiros, transeuntes, qualquer pessoa ao alcance. A guerra que Israel trava é por todos que se levantam contra o terror”, declarou o governo israelense em sua conta oficial no X.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu visitou o local do ataque logo após a ação. Ele prometeu ampliar as operações contra o Hamas e endurecer medidas de segurança. “Estamos perseguindo e cercando as aldeias de onde vieram os terroristas, e vamos caçar todos que os ajudaram. Esses ataques não nos enfraquecem, apenas fortalecem nossa determinação”, afirmou.
O grupo Hamas elogiou o atentado, chamando os responsáveis de “combatentes da resistência palestina”, mas não reivindicou a autoria. O ataque ocorreu em uma região sensível, que liga Jerusalém a assentamentos judaicos na Cisjordânia, ponto de frequentes tensões políticas e religiosas.
Segundo o serviço de ambulâncias, as vítimas fatais incluem três homens de cerca de 30 anos, além de uma mulher e um homem na faixa dos 50. O Exército israelense informou que tropas estão em operação conjunta com a polícia para localizar possíveis cúmplices.
O episódio é o mais grave desde outubro de 2024, quando sete pessoas foram assassinadas em um ataque em Tel Aviv. A escalada da violência acontece em meio à guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza, iniciada em outubro de 2023, e reforça o clima de insegurança em Israel.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.