Milei aceita derrota nas eleições da província de Buenos Aires
Centro-esquerda mantém domínio na província de Buenos Aires, mas presidente argentino reafirma compromisso com equilíbrio fiscal e combate à inflação
Por: Redação
08/09/2025 às 08:20

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O partido peronista conseguiu neste domingo (7) vencer as eleições legislativas na província de Buenos Aires, reduto tradicional da esquerda argentina, e colocou o partido do presidente Javier Milei em segundo lugar. Com 93% das urnas apuradas, a frente peronista “Fuerza Patria”, liderada pelo governador Axel Kicillof, alcançou 47,12% dos votos, contra 33,80% da coalizão governista “La Libertad Avanza”.
O resultado, embora esperado em uma região historicamente dominada pelo kirchnerismo e pelo peronismo, foi utilizado pela oposição para tentar desgastar Milei. Kicillof chegou a afirmar que a população teria dado um recado contra os cortes e as reformas econômicas defendidas pelo governo.
Milei reage e mantém posição firme
Mesmo após a derrota local, o presidente reafirmou suas propostas liberais. “Continuaremos defendendo ferozmente o equilíbrio fiscal. Continuaremos mantendo a forte restrição monetária”, disse Milei, reforçando seu compromisso em controlar a inflação e abrir a economia, em contraste com o modelo populista que mergulhou a Argentina em sucessivas crises econômicas.
A província de Buenos Aires representa cerca de 40% do eleitorado argentino e sua votação costuma ter grande peso político. Ainda assim, analistas apontam que o resultado não altera o fato de que Milei mantém apoio popular em diversas regiões do país, especialmente fora do eixo peronista.
A eleição deste domingo definiu 46 deputados e 23 senadores provinciais, mas serve também como termômetro para a disputa de meio de mandato em outubro, quando estará em jogo a correlação de forças no Congresso nacional.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.