Início

/

Notícias

/

Mundo

/

Casa Branca sugere uso de força militar para “proteger liberdade de expressão” no Brasil

Casa Branca sugere uso de força militar para “proteger liberdade de expressão” no Brasil

Por: Redação

09/09/2025 às 18:00

Imagem de Casa Branca sugere uso de força militar para “proteger liberdade de expressão” no Brasil

Foto: Reprodução

Em um movimento que aumenta a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, a Casa Branca afirmou que o presidente Donald Trump poderia utilizar o poder econômico e militar norte-americano para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo, incluindo o Brasil. A declaração foi feita pela porta-voz Karoline Leavitt nesta terça-feira, em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leavitt destacou que a liberdade de expressão é uma prioridade para o governo Trump, considerando o tema “talvez o mais importante do nosso tempo”, e que o presidente não hesitaria em usar o poderio dos Estados Unidos para defendê-la em qualquer país. A fala ocorre simultaneamente à fase final do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus, acusados de tentativa de golpe de Estado, cujo relator é o ministro Alexandre de Moraes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que “do nosso quintal, cuidamos nós”, rejeitando ingerências externas nos assuntos internos do país. A Advocacia-Geral da União (AGU), representada pelo ministro Jorge Messias, também repudiou a possibilidade de ação militar estrangeira, classificando-a como afronta à soberania nacional.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.