Início
/
Notícias
/
Mundo
/
Congresso do Peru classifica cartel ligado a Maduro como organização terrorista
Congresso do Peru classifica cartel ligado a Maduro como organização terrorista
Decisão reforça isolamento do ditador venezuelano, acusado pelos EUA de comandar o narcotráfico na região
Por: Redação
04/09/2025 às 17:50

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Congresso do Peru aprovou nesta quarta-feira (3) uma moção que reconhece o Cartel de Los Soles, ligado à cúpula do regime chavista, como uma organização terrorista. A decisão teve 73 votos a favor, 27 contrários e 5 abstenções.
O texto será encaminhado à presidente Dina Boluarte, que deverá adotar medidas de política externa, segurança e defesa para alinhar o Peru à comunidade internacional no combate frontal ao narcoterrorismo.
“Devemos estabelecer uma posição sobre o assunto para que possamos defender nossa soberania e evitar que a população seja prejudicada pelas ameaças que estão surgindo”, afirmou o deputado Jorge Montoya Manrique, um dos autores da proposta. Ele destacou que, além da Venezuela, Cuba também representa risco narcoterrorista na América Latina.
A iniciativa segue o caminho de países como Argentina, Equador e Paraguai, que já haviam reconhecido o cartel como grupo terrorista. Os Estados Unidos também classificam a organização como entidade terrorista global especialmente designada e acusam o ditador Nicolás Maduro de ser o líder da rede criminosa, que atua no tráfico internacional de drogas.
A decisão peruana aumenta o isolamento de Maduro no continente e pressiona o regime chavista, já enfraquecido por denúncias de corrupção, perseguição política e vínculos cada vez mais evidentes com o crime organizado.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.