Trump pede à Suprema Corte que intervenha em disputa sobre tarifas comerciais
Presidente norte-americano defende que manter as taxas é vital para proteger empregos e a soberania econômica dos EUA diante da pressão da China, México e Canadá
Por: Redação
04/09/2025 às 14:16

Foto: Alan Santos/Agência Brasil
O presidente Donald Trump (Partido Republicano) solicitou nesta quarta-feira (3) à Suprema Corte dos Estados Unidos que intervenha no impasse judicial envolvendo as tarifas recíprocas impostas pelo governo americano contra a China, o México e o Canadá. O recurso foi divulgado pela CNN Internacional.
A Casa Branca busca reverter decisões de tribunais inferiores que consideraram ilegal a imposição das tarifas, feitas com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).
“Invalidar as tarifas desarmaria, na visão do presidente, unilateralmente os Estados Unidos e permitiria que outras nações mantivessem a economia americana refém de suas políticas comerciais retaliatórias”, defende o recurso apresentado pelo governo.
Apesar de decisões contrárias em cortes federais de Washington e Nova York, as tarifas seguem em vigor enquanto o processo judicial avança.
Trump reiterou a importância da medida para a indústria e os trabalhadores americanos:
“O mercado de ações precisa das tarifas, eles querem as tarifas. Uma decisão contrária significaria devastação para o nosso país“, disse o presidente em declaração no Salão Oval.
O pedido oficial solicita que a Suprema Corte se manifeste até 10 de setembro e prepare os argumentos para o início de novembro, em meio a uma disputa considerada estratégica para a política comercial norte-americana.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.