Início
/
Notícias
/
Mundo
/
Trump acusa Suprema Corte de agir sob “interesses estrangeiros” e anuncia nova tarifa global
Trump acusa Suprema Corte de agir sob “interesses estrangeiros” e anuncia nova tarifa global
Decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos considerou ilegal aumento de tarifas
Por: Redação
20/02/2026 às 18:57

Foto: Divulgação/Arquivo/Agência Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a Suprema Corte americana de ter sido influenciada por “interesses estrangeiros” ao declarar ilegal o aumento de tarifas imposto por seu governo a produtos importados.
Em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump reagiu com dureza à decisão do tribunal, que, por seis votos a três, entendeu que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) não autoriza o presidente a impor tarifas da forma como vinha sendo feita.
“Países estrangeiros que nos exploram há anos estão em êxtase”, afirmou Trump. “A decisão da Suprema Corte sobre as tarifas é profundamente decepcionante. Tenho vergonha de certos membros da Corte por não terem a coragem de fazer o que é certo para o nosso país.”
Nova ofensiva comercial
Apesar do revés judicial, Trump anunciou que assinará decreto impondo uma tarifa global de 10%, com base na Seção 122 da legislação comercial americana. A nova sobretaxa se somará às tarifas já em vigor.
O presidente também declarou que manterá ativas as tarifas relacionadas à segurança nacional sob a Seção 301 e prometeu abrir novas investigações comerciais.
A decisão da Suprema Corte bloqueou uma das principais ferramentas utilizadas por Trump para sustentar sua política econômica e diplomática baseada na pressão tarifária. Durante o julgamento, magistrados conservadores e liberais demonstraram questionamentos sobre a legalidade da medida.
O presidente da Corte, John Roberts, afirmou no voto que o chefe do Executivo precisa apontar “autorização clara do Congresso” para justificar um poder “extraordinário” como o de impor tarifas amplas.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




