Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Alckmin define redução de tarifa dos EUA como prioridade após encontro Lula–Trump
Alckmin define redução de tarifa dos EUA como prioridade após encontro Lula–Trump
Vice-presidente diz que sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros é principal obstáculo comercial entre os dois países
Por: Redação
27/10/2025 às 19:14

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (27) que a prioridade nas negociações entre Brasil e Estados Unidos é reduzir a sobretaxa de 40% aplicada por Washington a produtos brasileiros. A declaração foi dada após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada na Malásia.
“O prioritário é tirar os 40%. Esse é que é o prioritário. […] Essa é a prioridade: reduzir essa alíquota para esse setor mais atingido”, disse Alckmin a jornalistas.
Segundo ele, 42% das exportações brasileiras já entram no mercado americano com tarifa zero ou de 10%. Outros 24% são taxados pela Seção 232, que atinge vários países, e 34% sofrem o impacto direto da sobretaxa de 40% — um peso considerável sobre o agronegócio e a indústria nacional.
O vice-presidente, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o objetivo é avançar “o mais rápido possível” para reduzir o impacto tributário.
Questionado sobre eventuais exigências do governo americano, Alckmin disse desconhecer pedidos oficiais para instalação de data centers no Brasil. “O governo americano, que eu saiba, não fez nenhum pedido. Agora, as empresas americanas têm muito interesse”, completou.
A sobretaxa sobre produtos brasileiros vem sendo um dos principais pontos de tensão na relação bilateral. A aproximação direta entre Trump e Lula, consolidada no encontro na Malásia, abriu uma nova janela de negociação para o comércio entre as duas maiores economias do continente.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




