André Mendonça manda Alcolumbre entregar à PF dados de sigilo de Vorcaro
Ministro reverte decisão de Dias Toffoli e determina envio imediato do material obtido pela CPMI do INSS
Por: Redação
20/02/2026 às 20:07

Foto: CARLOS MOURA/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, entregue imediatamente à Polícia Federal os dados obtidos na quebra de sigilo fiscal, bancário e telemático do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
As informações haviam sido requisitadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. No entanto, por decisão anterior do então relator do caso no STF, Dias Toffoli, o material foi encaminhado para a guarda da Presidência do Senado.
Agora, Mendonça ordenou a “imediata entrega” de todos os elementos à PF e determinou que Alcolumbre não mantenha qualquer cópia do conteúdo .
Compartilhamento com investigadores
A decisão também estabelece que a Polícia Federal compartilhe os dados tanto com a CPMI quanto com a equipe responsável pelas investigações relacionadas ao Banco Master.
A medida reforça a atuação da comissão parlamentar e amplia o alcance das apurações sobre o conglomerado financeiro, que se tornou um dos principais focos de investigação no Congresso e no Judiciário.
Mudança de postura no STF
A determinação marca uma inflexão na condução do caso após a saída de Toffoli da relatoria. A nova decisão devolve protagonismo à Polícia Federal e à CPMI, retirando da Presidência do Senado a guarda das informações sigilosas.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




