Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Defesa de Zambelli diz que governo italiano pode encerrar disputa pela extradição

Defesa de Zambelli diz que governo italiano pode encerrar disputa pela extradição

Advogado afirma que ministro da Justiça italiano pode encerrar o caso sem decisão judicial após sucessivos adiamentos

Por: Redação

06/02/2026 às 10:17

Imagem de Defesa de Zambelli diz que governo italiano pode encerrar disputa pela extradição

Foto: Evaristo Sa/AFP

A defesa da ex-deputada Carla Zambelli avalia que o impasse sobre sua extradição pode ser resolvido diretamente pelo governo da Itália, sem necessidade de um desfecho judicial definitivo. Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, o ministro da Justiça italiano, Carlo Nordio, detém prerrogativa legal para decidir sobre o pedido apresentado pelo Brasil, inclusive sem apresentar fundamentação pública.

Em entrevista ao Jornal da Oeste, Pagnozzi afirmou que a decisão pode ocorrer a qualquer momento, especialmente diante do histórico de suspensões e recursos que têm travado o processo. A próxima audiência está marcada para terça-feira (10), quando a Corte italiana deverá analisar o pedido da defesa para substituição dos magistrados responsáveis pelo caso. Caso o requerimento seja rejeitado, o processo volta a tramitar; se aceito, novos atrasos são esperados.

A defesa sustenta que houve tratamento desigual ao longo do procedimento, com maior receptividade a documentos apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU) brasileira do que àqueles protocolados pelos advogados de Zambelli. Segundo Pagnozzi, isso indicaria uma inclinação prévia do colegiado favorável à extradição desde o início da tramitação.

Condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, Zambelli deixou o Brasil em maio e se estabeleceu na Itália, país do qual possui cidadania. Poucos dias após a decisão, ela apresentou carta de renúncia à Câmara dos Deputados, após a cassação do mandato determinada pela Corte.

Um dos principais argumentos da defesa é o risco à integridade física da ex-parlamentar caso cumpra pena no Brasil. O Ministério da Justiça informou às autoridades italianas que, em eventual extradição, Zambelli seria encaminhada à Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia. Relatórios sobre o sistema prisional brasileiro e alegações de violações de direitos humanos passaram a integrar o núcleo da contestação apresentada à Justiça italiana.

Desde o início do processo, a análise do pedido de extradição já foi suspensa quatro vezes, por motivos que vão desde greve de advogados em Roma até pedidos de esclarecimento ao governo brasileiro e questionamentos formais à composição da turma julgadora. Para a defesa, esse histórico reforça a possibilidade de uma solução política, sobretudo diante da afinidade ideológica entre o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni e setores que veem o caso como sensível do ponto de vista diplomático.

A expectativa é que o governo italiano avalie não apenas os aspectos jurídicos, mas também o contexto político e humanitário do pedido brasileiro.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.