Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Deputado pede que ‘marqueteiro do PT’ deponha na CPMI do INSS

Deputado pede que ‘marqueteiro do PT’ deponha na CPMI do INSS

Coronel Chrisóstomo quer que Sidônio Palmeira esclareça possível financiamento de ações de comunicação ligadas a sindicatos investigados

Por: Redação

07/02/2026 às 12:25

Imagem de Deputado pede que ‘marqueteiro do PT’ deponha na CPMI do INSS

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RR) defendeu a convocação do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Sidônio Palmeira, para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o parlamentar, há indícios de que recursos públicos possam estar sendo utilizados para financiar ações de comunicação e eventos promovidos por sindicatos envolvidos no escândalo de desvios bilionários contra aposentados e pensionistas. A suspeita recai sobre iniciativas apresentadas como atos institucionais ou comemorativos, mas que, na avaliação do deputado, funcionariam como instrumentos de promoção política do governo federal.

Chrisóstomo afirmou que passou a desconfiar do uso indevido de verbas após observar a recorrência de discursos favoráveis ao governo em eventos sindicais. Para ele, é necessário esclarecer se há qualquer vínculo entre o Ministério da Comunicação e entidades sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).

O pedido de convocação também é visto como resposta a requerimentos apresentados por parlamentares governistas que solicitaram o depoimento de profissionais ligados a partidos da oposição. De acordo com Chrisóstomo, a intenção é garantir equilíbrio nas apurações e ampliar o alcance das investigações da CPMI.

Caso a convocação seja aprovada como obrigatória, Sidônio Palmeira terá de comparecer à comissão, podendo apenas solicitar adiamento por justificativa formal. O ministro assumiu a Secom em janeiro de 2025 e é apontado como um dos principais articuladores da estratégia de comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém interlocução frequente no Palácio do Planalto.

A CPMI do INSS apura um esquema de fraudes que teria causado prejuízos bilionários aos cofres públicos e a beneficiários do sistema previdenciário.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.