Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Escola que exaltou Lula na Sapucaí fala em “perseguição política” após reação da oposição
Escola que exaltou Lula na Sapucaí fala em “perseguição política” após reação da oposição
Acadêmicos de Niterói afirma ter sofrido pressão para alterar enredo; caso pode parar no TSE
Por: Redação
17/02/2026 às 11:30

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Acadêmicos de Niterói declarou que sofreu “perseguição política” depois de levar à avenida um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no desfile do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (16), a escola afirmou que, “mesmo pressionada, não se curvou” e relatou supostas tentativas de interferência na autonomia artística, incluindo pedidos de alteração do enredo e questionamentos sobre a letra do samba.
Segundo o comunicado, as críticas teriam partido de “setores conservadores” e, de forma mais grave, de gestores do Carnaval carioca.
Enredo incluiu ataques a adversários
O desfile apresentou integrantes vestidos de vermelho com estrelas no peito e incorporou o jingle “olê, olê, olá, Lula!”. A apresentação também trouxe referências diretas a adversários políticos.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi retratado como um palhaço preso, com traje listrado e tornozeleira eletrônica. Já o ex-presidente Michel Temer apareceu em alegoria relacionada ao impeachment de 2016.
Advogados ouvidos por veículos da imprensa avaliam que o conteúdo pode abrir margem para questionamentos na Justiça Eleitoral. O Partido Novo anunciou que pretende acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a inelegibilidade do presidente.
Janja desistiu de desfilar
A primeira-dama Janja Lula da Silva, inicialmente prevista para participar do desfile, desistiu de entrar na avenida, em meio a alertas sobre possíveis implicações jurídicas.
Em sua manifestação, a escola afirmou esperar “um julgamento justo, técnico e transparente” e classificou o desfile como “verdadeiro, potente e coerente” com sua identidade.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




