Gleisi cobra lealdade após saída de União Brasil e PP da base de Lula
Ministra das Relações Institucionais diz respeitar decisão, mas exige compromisso de quem permanecer no governo; partidos dão 30 dias para ministros deixarem os cargos.
Por: Redação
03/09/2025 às 08:42

Foto: Divulgação
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta terça-feira (2) ao anúncio da saída dos partidos União Brasil e Progressistas da base do governo federal. Em declaração pública, Gleisi disse respeitar a decisão, mas enfatizou que a permanência em funções exige lealdade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e às pautas prioritárias do Palácio do Planalto.
“Ninguém é obrigado a ficar no governo. Também não estamos pedindo para ninguém sair. Mas quem permanecer deve ter compromisso com o presidente Lula e com as pautas principais que este governo defende, como justiça tributária, a democracia, o estado de direito e nossa soberania”, afirmou.
União Brasil e PP anunciaram que todos os filiados com cargos na administração federal deverão renunciar em até 30 dias, incluindo os ministros Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte). Já Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações) devem permanecer, por serem ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sem vínculo partidário direto.
A nova federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, soma 109 deputados federais.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil




