Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula aposta em aproximação direta com Trump para resolver impasses comerciais

Lula aposta em aproximação direta com Trump para resolver impasses comerciais

Presidente diz que negociação sem intermediários facilitará acordo entre Brasil e EUA — após pressão do governo americano sobre tarifas e críticas ao STF

Por: Redação

27/10/2025 às 08:32

Imagem de Lula aposta em aproximação direta com Trump para resolver impasses comerciais

Foto: RICARDO STUCKERT/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (27) que as negociações entre Brasil e Estados Unidos avançaram “de forma direta” após sua reunião com Donald Trump na Malásia. Segundo Lula, o diálogo entre os dois chefes de Estado ocorreu sem intermediários, com foco em questões comerciais e nas tensões bilaterais recentes.

“Agora não tem mais intermediário. Agora é o presidente Lula com presidente Trump. Gostemos ou não gostemos um do outro, nós dois temos que assumir a responsabilidade como chefes de Estado e saber que as nossas ações têm que trazer benefício para os povos que nos elegeram”, afirmou o petista.

Durante o encontro, Lula entregou documentos com a posição do Brasil sobre tarifas impostas por Washington, relações comerciais estratégicas e punições a ministros do Supremo Tribunal Federal — um dos temas que pesam no clima político entre os países. O governo americano, sob Trump, tem adotado uma postura firme contra medidas consideradas protecionistas e contra violações de direitos humanos por parte do Judiciário brasileiro, especialmente relacionadas a Alexandre de Moraes.

Lula admitiu que o encontro presencial foi “fundamental” para quebrar barreiras diplomáticas e permitir uma negociação mais pragmática:

“O destino estava traçado, era na Malásia que a gente tinha que se encontrar para que eu pudesse olhar nos olhos dele e dizer o que eu penso, ele olhar nos meus olhos e dizer o que ele pensa.”

Segundo ele, tanto Brasil quanto EUA têm “disposição de fechar um bom acordo”, o que sinaliza que o impasse tarifário pode ser resolvido nos próximos dias. O petista encerrou a fala afirmando que aposta em uma solução “definitiva” para o conflito comercial.

O avanço das conversas ocorre em meio a um cenário de tensão diplomática, com a administração Trump mantendo críticas à condução da Justiça brasileira e o Palácio do Planalto buscando preservar a relação estratégica entre as duas maiores economias do Ocidente.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.