Morre aos 99 anos a atriz e comediante Berta Loran
Ícone da comédia brasileira, Berta teve mais de sete décadas de carreira na televisão, teatro e cinema
Por: Redação
29/09/2025 às 10:18

Foto: Márcio de Souza/TV Globo
A atriz e comediante Berta Loran faleceu neste domingo (28), no Rio de Janeiro, aos 99 anos, informou o Hospital Copa D’Or. As causas da morte não foram divulgadas. A instituição prestou solidariedade à família, amigos e fãs.
Nascida em Varsóvia, em 1926, como Basza Ajs, Berta chegou ao Brasil aos nove anos e adotou o nome artístico que marcaria sua trajetória. Com mais de sete décadas de carreira, participou de programas de humor como Zorra Total, Escolinha do Professor Raimundo e A Grande Família, além de estrear na dramaturgia em Amor com Amor se Paga (1984). Atuou também em novelas como Cambalacho (1986), Cama de Gato (2010), a segunda versão de Ti-Ti-Ti (2011), Cordel Encantado (2011) e A Dona do Pedaço (2019), todas da TV Globo.
Berta interpretou mais de 2 mil personagens no teatro e na televisão. Ela defendia que o humor exigia precisão no tempo da fala, considerando-o um dom inato.
Filha de um alfaiate que se apresentava como ator para a comunidade judaica, Berta subiu ao palco pela primeira vez aos 14 anos. Aos 19, casou-se com o ator Handfuss e passou dois anos em Buenos Aires. Retornou ao Brasil no início da década de 1950, consolidando sua carreira na TV Tupi e no teatro de revista. Em 1957, morou seis anos em Portugal após o sucesso da peça Fogo no Pandeiro.
Berta estreou na TV Globo em 1966, onde se tornou referência em comédia e novelas. Foi casada duas vezes e não teve filhos.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.