Oposição reage à tornozeleira em senador e acusa STF de abuso de poder
Imposição de medida contra Marcos do Val por Alexandre de Moraes gera indignação e novo embate entre Congresso e Supremo
Por: Redação
04/08/2025 às 09:28

Foto: Divulgação
Parlamentares da oposição reagiram com forte indignação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs nesta segunda-feira (4) medidas cautelares ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.
O parlamentar foi obrigado a usar o equipamento ao desembarcar em Brasília, vindo dos Estados Unidos, onde passou o recesso parlamentar com a filha. A medida foi tomada mesmo após o senador alegar que comunicou previamente sua viagem à Polícia Federal, ao próprio STF e ao Senado.
“Mais uma operação arbitrária contra o senador Marcos do Val, mais uma vergonha para o Congresso Nacional. Mais um parlamentar torturado psicologicamente pelas instituições brasileiras”, disse o deputado federal Gilberto Silva (PL-PB), em nota nas redes sociais.
O ex-deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR), atual vice-prefeito de Curitiba, ironizou: “Agora tem senador com tornozeleira?”.
A viagem de Do Val foi marcada por polêmica. Apesar de haver um mandado de apreensão de seu passaporte, ele utilizou o documento diplomático e viajou legalmente. Em vídeo gravado em Orlando, afirmou:
“Não estou aqui foragido. Estou curtindo e dando atenção à minha filha no parque. Alexandre de Moraes recebeu com 15 dias de antecedência informações do meu voo, hotel e até os ingressos que comprei.”
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




