Início

/

Notícias

/

Brasil

/

STF mantém anulação dos processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

STF mantém anulação dos processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

Voto de Nunes Marques foi decisivo para confirmar decisão de Toffoli; Fachin e Mendonça ficaram vencidos

Por: Redação

16/08/2025 às 12:00

Imagem de STF mantém anulação dos processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

Foto: Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 3 votos a 2, rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) e manter a anulação dos processos da Operação Lava Jato contra o ex-ministro Antonio Palocci. O julgamento foi concluído nesta sexta-feira (15) em plenário virtual.

O voto do ministro Nunes Marques foi decisivo para formar maioria ao lado do relator, Dias Toffoli, e de Gilmar Mendes. Já os ministros Edson Fachin e André Mendonça divergiram.

Em fevereiro, Toffoli anulou as decisões da Lava Jato contra Palocci, mas preservou o acordo de delação premiada. O ministro estendeu ao ex-ministro o mesmo entendimento aplicado ao empresário Marcelo Odebrecht, ao apontar um suposto conluio entre o ex-juiz Sergio Moro, hoje senador (União-PR), e procuradores da força-tarefa.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, havia recorrido, argumentando que a defesa de Palocci não apresentou vícios processuais concretos e buscava apenas se desvincular de provas “válidas e robustas”. Segundo ele, o próprio petista reconheceu, em colaboração premiada, a existência de parte dessas provas.

Ao acompanhar Toffoli, Nunes Marques citou a “atuação heterodoxa” de Moro na condução das ações contra Palocci e afirmou que os diálogos da Operação Spoofing, que revelaram trocas de mensagens entre integrantes da Lava Jato, evidenciam a quebra de imparcialidade do ex-juiz.

Já Fachin e Mendonça defenderam o recurso da PGR. Para eles, a decisão de Toffoli amplia indevidamente o alcance do STF e transforma a Corte em “juízo universal de conhecimento”, em desacordo com a Constituição.

A decisão desta sexta se soma a outras anulações recentes promovidas por Toffoli contra condenações da Lava Jato, que já beneficiaram nomes como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o empresário Marcelo Odebrecht e o doleiro Alberto Youssef.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.